A influência do Rock na moda vai muito além das estampas em camisetas. Ícones do estilo musical servem atualmente (e serviram cada um à sua época) como referências de moda para o mundo inteiro.

Para comemorar o Dia Mundial do Rock, preparei um top 5 dos roqueiros mais estilosos de todos os tempos, que você confere abaixo:

5 – Joey Ramone (Ramones) – muito antes de Fresno, NX Zero e Restart usarem e abusarem das calças skinny, Joey Ramone e seus companheiros de banda já tinham seus tornozelos estrangulados por jeans justíssimos, camisetas coladas listradas e jaquetas de couro. Os cabelos armados e os óculos escuros a gente dispensa, mas o resto é bastante contemporâneo.

4 – Kurt Cobain (Nirvana) – o cantor, que já chegou a pintar os cabelos de vermelho e marcar os olhos com delineador, teve uma contribuição tão grande para a moda que seu estilo musical – o grunge – é também o nome de um estilo de se vestir. Aparência desleixada, cabelo desgrenhado, xadrezes, oversizes e tudo mais da atmosfera volta e meia aparecem como tendência nas passarelas mundo afora. Até os modelos que fogem do padrão óbvio de beleza são caracterizados como “meio grunge”.

3 – Jimi Hendrix – um dos maiores guitarristas da história, Hendrix também tem sua contribuição para o mundo da moda. Suas roupas, além de transgressoras à época, traduziam a ideologia de uma geração, através de sobreposições, cores psicodélicas, tie-dye, lenços e chapéus. O cabelo black-power é um bônus – além de servir de inspiração para inúmeros, contribuiu para estabelecê-lo e reconhecê-lo como um negro que faz rock ‘n roll.

2 – Elvis Presley – esqueça da barriguinha e dos paletós brancos cheios de aplicação dos anos 70. Elvis figura neste top 5 por sua importância como referência de estilo nos anos 50. Além de uma revolução na música, fazendo canções mais dançantes e rebolando em cima do palco, Elvis ditou moda com os topetes e costeletas, camiseta branca usada como outfit (até então era considerada underwear por muitos), jaqueta de couro preta como símbolo do rock ‘n roll e por aí vai.

1 – Ziggy Stardust (David Bowie) – ícone máximo do glam rock e personificação da androginia, o genial David Bowie criou este rockstar alienígena bissexual aterrissando num mundo predestinado a acabar em 5 anos. O mundo não acabou, tampouco a influência de Bowie no rock e fora dele. O mullet vermelho e a maquiagem forte são as grandes marcas de Ziggy e que certamente ficarão gravadas para sempre no imaginário de quem curte rock ‘n roll.

Gostou da lista? Achou que ficou faltando alguém? Se joga nos comentários e bom Dia do Rock para você!

Anúncios